Duas tragédias tomaram conta das notícias esta semana. Em uma nós tivemos a perda de um grande talento da música. Amy Winehouse veio a falecer em sua casa, em Londres, aparentemente vítima de um coquetel de drogas. Uma rebelde com uma voz maravilhosa, Amy foi notícia por provocar grandes escândalos por conta de seu alcoolismo crônico e uso de drogas, apresentado a ela por seu ex-marido, e algumas internações para reabilitação, mas sem sucesso. A falta de limites levou a melhor sobre Amy Winehouse. Agora restam suas músicas e, talvez, até alguns álbuns póstumos. Em uma das internações, como relatada em sua música “Rehab”, ela foi “salva” do centro de reabilitação pelo seu pai que dizia que ela estava bem e já estaria reabilitada. Será? Assista ao clip "Rehab"antes de prosseguir na leitura:
Em outra tragédia de proporções e impacto maiores temos Andres Behring Breivik que matou 86 pessoas, adolescentes na maioria, na Noruega e pode estar inclusive envolvido em um atentado a bomba ao escritório do primeiro-ministro da Noruega, em Oslo, onde mais sete vieram a falecer. Sendo descrito como um cristão fundamentalista é mais um exemplo da falta de atenção, carinho e limites que nossos adolescentes recebem. O que existe de cristão nele é questionável, e talvez ele esteja mais para sem fundamento ou base bíblica para poder ser descrito como um cristão fundamentalista, pois perdeu as linhas em que Jesus declara para amar o próximo, dar a sua vida pelo inimigo, etc.
Macau, onde eu vivo, passa por um momento crítico também quando ao redor de 70 pessoas, adolescentes na sua maioria, estão se suicidando a cada mês, de acordo com números oferecidos pelo governo. Isto é ao redor de duas a três pessoas por dia. A grande maioria por pressões escolares ou por dificuldades românticas. O que fazer?
Ao ler as notícias acima eu acabo me lembrando de Sansão e de como uma vida desregrada, sem limites, sem dar ouvidos aos conselhos dos pais ou outras pessoas mais sábias, e sem direcionar a vida por valores e princípios éticos e morais pode acabar por perder sua influência, sua força e terminar por encurtar a vida pela droga da vingança ou autopiedade.
Pelo que eu entendo da narrativa da vida de Sansão, a sua derrota e subsequente "vitória" foi um processo. Não creio que foi o cabelo sendo cortado que causou a perda da sua força, mas esta foi a última gota em um processo de desconsagração. Como nazireu Sansão estava obrigado a não realizar três coisas:
1-Não beber vinho; 2- Não comer coisa imunda; 3- Não cortar o cabelo. Isto está afirmado em Juízes 13:4,5 e reinterado no verso 14 (que aqui, incrivelmente, não cita o cabelo). Em números 6:2-7 ainda acrescenta que um nazireu não poderia se aproximar de um cadáver.
Eu entendo que Sansão fez justamente cada uma destas coisas que ele não podia fazer, em um movimento progressivo, culminando com o cabelo sendo raspado.
I- Em Jz. 14:5 diz que ele passa pelas vinhas de Timna (de acordo com o verso 6 seus pais não estavam juntos, ou seja, de alguma forma ele se distanciou de seus pais; no verso 8 diz que tinha que se apartar do caminho para chegar ao local onde ele foi atacado pelo leão). Ele não poderia nem comer a casca da uva, mas dá a impressão que ele se separa de seus pais para comer uvas escondido (minha visão, ok?). Até o surgimento do leão parece ser um alerta divino de que aquele era um terreno perigoso para ele. Portanto aqui ele quebrou o primeiro requerimento. Em Jz. 14:10 ele fez um banquete como era o costume dos jovens fazer (aqui está falando de cultura israelita ou filistéia? como o banquete ocorre em uma cidade filistéia eu creio que era um costume filisteu). Podemos concordar que havia bebida alcoólica na festa, e a maioria dos estudiosos concorda que seja este o caso, bem como se concorda que Sansão deva ter bebido também. E no capítulo 16, nas diversas vezes em que Sansão está no colo da Dalila dormindo, tem-se a impressão de alguém que está no sono que segue uma bebedeira.
2- Em Juízes14:8, 9 ele novamente sai do caminho e vai até o leão morto que tem um favo de mel dentro de si. Ele toma do favo de mel e come e dá para os pais, SEM LHES CONTAR DE ONDE O TIRARA. De acordo com a lei, tudo o que toca algo imundo se torna imundo. Tudo o que toca um cadáver é imundo. Ao comer do mel, Sansão está comendo algo imundo. Ele sabe disto, e por isto não conta aos pais de onde tirara o mel. Aqui ele quebra o segundo requerimento. Talvez até a queixada fresca de jumento (Jz. 15:15), já que se especifica que era fresca, deveria ser algo considerado imundo. Sansão queria a vitória às custas de sua consagração. Deitar com uma prostituta em Jz. 16:1, seria outro aspecto de se tornar imundo assim como casar com uma filistéia, ou se enamorar da filistéia Dalila pudesse, talvez, ser considerado como tal (incircuncisos).
3- Por último vem o cabelo. Sansão brinca com sua consagração e finalmente em Jz. 16:19,20, após revelar o seu segredo a Dalila (v. 17), o seu cabelo é cortado. Terminando o processo de perda da consagração.
Para mim, Sansão,como muitos crentes, considerava apenas o aspecto exterior da sua força. Enquanto mantivesse o seu cabelo longo, que era a expressão visível de sua consagração, ele seria forte. Mas era uma consagração vazia. Sansão tinha apenas a aparência da consagração, mas sem comunhão. Muito boa se considerarmos a imagem pública que ele possuia, mas a natureza vazia desta consagração iria se tornar evidente. Em Jz.16:20 diz que o Senhor se tinha retirado dele.
A sua força retornar após o cabelo crescer não é o que realmente aconteceu. Sansão vem de um período de solitude, solidão, isolamento. Ele foi humilhado e está mais humilde. Provavelmente estava comendo o mínimo possível, “se” estivessem lhe dando algo para comer. É dito que o seu cabelo voltou a crescer de novo após ter sido rapado, mas não diz que foi isto que resultou na força de Sansão. O que acontece é que ele volta a estar dentro dos requerimentos da consagração do nazirenato. O cabelo fica evidente devido a sua visibilidade, mas a força de Sansão retorna realmente quando ele clama ao Senhor.
A própria narrativa da vida de Sansão parece sugerir que ele não era forte o tempo todo, mas que o Espírito de Deus vinha sobre ele em determinados momentos lhe garantindo uma força sem explicação (Jz. 14:6, 19; 15:14). Ele mesmo não deveria ser uma pessoa de aparência forte, de outra maneira porque os filisteus estariam atrás do segredo de sua força (Jz. 16:5)? Portanto o cabelo era mais como um símbolo de sua força.
Deus não disse que Sansão perderia a sua força se ele tivesse os seus cabelos cortados. Na verdade em nenhum lugar na história de Sansão vê-se qualquer menção da força dele estar ligado aos seus cabelos, a não ser quando o próprio Sansão relaciona a sua força com o cabelo. Quando o anjo aparece à mulher de Manoá ele descreve a lista de coisas que Sansão não deveria fazer devido ao fato de ser um nazireu (Jz. 13:4,5), separado para Deus e não porque ele seria forte se fizesse. Tanto é verdade que quando ela vai contar ao marido e repete o que o anjo disse, ela não menciona o cabelo (Jz. 13:7). Para reforçar isto quando o anjo aparece a Manoá ele também não menciona o fato de que ele não deveria cortar o cabelo, enfatizando mais o fato de que ele não deveria comer nenhum produto da videira, beber vinho ou bebida fermentada e comer nada impuro (Jz. 13:14). Portanto a impressão é de que o cabelo era mais um aspecto necessário do voto de nazireu do que a raiz da força de Sansão. Deus nunca disse que não cortar o cabelo faria Sansão ser forte. Pelo contrário, quando o anjo fala para a mulher de Manoá, ele diz apenas que ele (Sansão) iria "iniciar" a libertação de Israel das mãos dos filisteus (Jz. 13:5c). Mais tarde fala apenas que o menino cresceu e Deus o abençoou e o Espírito do Senhor começou a agir nele (Jz. 13:24,25). E várias vezes vemos que quando alguma coisa está para acontecer, é o Espírito, e não o cabelo, que manifesta na vida de Sansão dando-lhe a vitória (Jz. 14:6, 19; 15:14).
Só vamos ouvir falar de cabelo de novo quando Sansão relaciona o segredo de sua força aos seus cabelos em Jz. 16.
É Sansão que atribui o segredo de sua força aos cabelos, mas ele nunca menciona os outros requerimentos, que foram repetidos pelos seus pais, apesar de dizer que ele é um nazireu. Para ele o voto de nazireu estava vinculado apenas ao cabelo, o que não é o caso. Ele é quem diz que o segredo de sua força é o cabelo. Deus nunca disse. Mas após haver quebrado todos os outros requerimentos, o cabelo é o único elo ao seu nazireado. Quando seu cabelo é rapado, a consequência é que a sua força se vai, o Senhor o deixou (Jz. 16:20). O cabelo se torna apenas um elo exterior do que era a sua consagração. Sansão não cuidou do aspecto interior da sua consagração. Sansão limitou a sua consagração ao cabelo, e ela era muito mais do que isto. A celebração dos filisteus era pela vitória sobre Sansão (Jz. 16:23). Apesar do cabelo começar a crescer de novo, não havia tempo hábil para ele ter o seu cabelo longo como era antes, pois o texto dá a impressão da festa ter ocorrido logo em seguida à derrota de Sansão. Ele mesmo não menciona o cabelo. O que ele faz é clamar a Deus e ter uma grande vitória sobre os seus inimigos, com cabelo ou sem, mas com Deus ao seu lado.
A vitória veio, mas às custas de sua vida. Foi válida? Difícil dizer uma vez que os Filisteus continuaram a dominar Israel durante o reinado de Saul e Davi. Sua vida poderia ser mais impactante e sua liderança mais influente, mas a falta de limites e autodisciplina fez Sansão perder a visão do propósito de Deus para a sua vida. Que possamos parar para ouvir a sabedoria das pessoas ao nosso redor, prestar atenção e valorizar os atributos dos nossos adolescentes e estar presente como cobertura espiritual e de autoridade para as suas vidas a fim de que possam aprender não a serem controlados e manipulados ou egoístas e mesquinhos, mas, sim, como tomar decisões saudáveis e responsáveis e agir em generosidade e amor.
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