Tuesday, May 13, 2014

Semana 11 – Devocional 1 - Simeão e Ana Vêem o Bebê Jesus – A Apresentação de Jesus

Segunda-feira (12/05/2014) – Leia Lucas 2:21-24; Exôdo 13:2,12; Levítico 12:2-4,6-8

1-    Em Lucas 2:22  diz que “passados os dias da purificação…”, purificação do que (ver Lv. 12:2-4)? Quem estava impuro? Quanto tempo uma mulher que tivesse dado a luz a um menino tinha que esperar até ser purificada? Ver nota abaixo.

2-    Por que Jesus foi levado a Jerusalém após os dias de purificação? O que significa ser consagrado ao Senhor (Exôdo 13:2,12,13)? Como era feito o resgate dos primogênitos (Números 18:15,16)?

3-    Por qual razão José e Maria tinham que oferecer um sacrifício (Levítico 12:6-4)?  Por que eles ofereceram um par de rolas ou pombinhos em vez de um cordeiro e uma pomba ou rola? As duas rolas ou pombinhas seriam utilizadas em que tipos de sacrifício? O que são os sacrifícios de holocausto e os sacrifícios pelos pecados?

4-    Vejas as notas 2 e 3 abaixo e pense em maneiras que os sacrifícios de holocausto e pelo pecado poderiam ser traduzidos nos dias de hoje.  Hoje nós não matamos e queimamos animais para adorar a Deus ou para pedir perdão pelos nossos pecados, conscientes ou inconscientes. Como fazemos então?

Notas:

1)- Deus por ser Santo estabeleceu uma série de rituais de purificação cujo sentido era o de enfatizar a Santidade e a necessidade do povo de vir até Ele de um modo adequado, sem impurezas, se tornando, então, um povo santo. A impureza mencionada nesta passagem não é causada por falta moral, mas trata-se de impureza “cultual” ou “legal”, que incapacitava as pessoas para a participação no culto. Estas impurezas eram contraídas de diferentes modos, tais como menstruação, relação sexual, parto, doença, etc (ver Levítico 15).

2)- Tudo o que era consagrado, pertencia ao Senhor e não podia ser utilizado para qualquer outra coisa que não fosse o serviço do Senhor. Por isto Deus estabeleceu que apesar de todos os primogênitos serem consagrados ao Senhor, eles poderiam e deveriam ser resgatados.

3)- O sacrifício de holocausto era oferecido a Deus basicamente como um ato de adoração. A oferta era inteiramente queimada sobre o altar, com exceção da pele do animal, que ficava para o sacerdote, e das entranhas com os resíduos de comida. Muitos dos outros sacrifícios eram antecedidos pelo holocausto.

4)- Os sacrifícios pelo pecado tinham como fim restabelecer o relacionamento com Deus, comprometido pelas faltas involuntárias ou por algum estado de impureza.

No comments: