Thursday, May 1, 2014

Semana 09 – Devocional 4 - Jesus Ensina a Servir – O Poder da Bacia e da Toalha  

Quinta-feira (01/05/2014) – Leia João 13:6-11

O que Pedro disse a Jesus quando este foi lavar os seus pés?

O que Jesus respondeu?

Qual foi a reação de Pedro?

O que Jesus disse que aconteceria se Ele não lavasse os pés de Pedro?

Normalmente o dono da casa deveria mandar um servo para lavar os pés dos seus convidados, mas isto não aconteceu. As estradas daquela época eram todas de terra; o meio de transporte era animal (imagine a quantidade de fezes animais nas estradas); os calçados daquela época eram a sandálias; as viagens eram longas. Ao final de qualquer viagem os pés dos viajantes deveriam estar muito sujos e fedorentos. Então era necessário que os pés fossem lavados quando eles chegassem à casa de qualquer pessoa. Era um ato de hospitalidade.

Aqui não havia servos para lavar os pés. Os discípulos não queriam fazê-lo para não se rebaixarem à posição de servo. Então Jesus se levanta e ensina a lição de humildade e serviço. Os discípulos reagem com choque. Pedro não aceita. Mas Jesus mostra que para entender a lição você tem que participar dela, de outro modo você não tem parte na compreensão da profundidade do que está sendo ensinado. Se Pedro não aceitasse que Jesus se humilhe para servi-lo agora, como ele seria servido por Jesus quando ele fosse humilhado na morte da cruz?

Leia Marcos 10:45. É através deste ato de humildade e serviço que nós podemos ter comunhão, ter a mente transformada e aprender a se humilhar e como servir. Os pés representam o nosso testemunho, o evangelizar, o caminhar cristão (Isaías 52:7; Efésios 6:15). O nosso testemunho, a nossa caminhada cristã precisa de um purificar constante que vem pela Palavra de Deus (Efésios 5:26; João 15:3). Jesus se humilhou na cruz para que nós pudéssemos hoje, nos humilhar servindo uns aos outros.

Versículo para Memorização:

 “Sirvam uns aos outros mediante o amor.”

Gálatas 5:13c


No comments: