Tuesday, May 13, 2014

Semana 11 – Devocional 2 - Simeão e Ana Vêem o Bebê Jesus – Debaixo do Controle do Espírito Santo

Terça-feira (13/05/2014) – Leia Lucas 2:25

1- Como Simeão é descrito nesta passagem? O que significa ser justo?

2- Piedoso é muitas vezes traduzido como “religioso” (significado este que também está incluído na definição desta palavra), mas ser piedoso abrange mais do que uma demonstração externa da fé. Para você, o que significa ser piedoso?

3- O que você pensa que significa a expressão “o Espírito Santo estava sobre ele“? Será que o Espírito era como uma pomba voando acima da cabeça dele ou poderia ser que Simeão estava imerso no Espírito Santo que o estava encobrindo? (Ver nota 3). Será que ser justo e piedoso poderiam ser requisitos para o Espírito estar sobre ele? O que você acha? Como seria se ele não fosse justo e piedoso? Por outro lado, será que conseguimos ser justos e piedosos pelo nosso esforço próprio, sem a atuação do Espírito na nossa vida?

4- Comparando a vida de Simeão com a sua, você pode dizer que é justo e piedoso? Se não, o que precisa para alcançar esta posição? Você sente que o Espírito está sobre a sua vida, no sentido de estar te usando, te controlando (este é o sentido da ação dele na vida de Simeão como expresso no texto estudado)?

Notas:

1)- Justo – (gr. dikaios) – íntegro em caráter e atitudes (por implicação inocente, santo).
2)- Piedoso - (gr. eulabes) – agarrar/segurar/carregar algo bem ou com muito cuidado e com reverência e segurança (cautelosamente).
3)- Estava (gr. en) – estava, alguém ou algo tem (o controle), segurar, usar.

No comments: