Monday, October 18, 2010

Observações Relevantes Para Diferentes Níveis de Maturidade Espiritual - 1 João 2:12-14

Após esclarecer sobre a vida de comunhão com o Pai e com Jesus, e sobre o caminho da salvação e o fruto que tal vida deve demonstrar, que é o amor, o texto nos leva a ver quais são as pessoas a quem esta salvação é destinada e como isto se desenvolve na vida delas à medida que elas vão crescendo na fé. Os filhinhos (ou bebês na fé), os jovens (aqueles com mais experiência na fé e com uma atitude de servo), e os pais (aqueles com mais experiência na fé que, como pastores ou líderes, ajudam outros a também crescerem na fé).

De acordo com os versos 12 e 14 o que aconteceu com os filhinhos (novos convertidos)?
Como são definidos os jovens (estado intermediá rio de maturidade) nos versos 13 e 14?
Como são descritos os pais (maturidade espiritual) nos versos 13 e 14?

Aplicação:
1-Ao entrar na vida cristã através da salvação, temos que assumir, pela fé, a nossa nova identidade como filhos de Deus, e dar início ao relacionamento de comunhão com Deus e seu filho Jesus.
2-Na medida que vamos crescendo na comunhão e em nossa nova identidade, vamos ficando fortalecidos contra as astutas ciladas do diabo (Ef. 6:11), tendo que permanecer em Cristo, do mesmo modo que Ele permanece em nós, e tomando posse da autoridade, que ele nos outorga, para assumirmos sua vitória na cruz sobre Satanás como sendo a nossa própria vitória (Ap. 12:11).
3-No amadurecimento do nosso conhecimento de Cristo, de modo prático, desenvolvendo a comunhão com Ele, temos que, então, infundir este conhecimento a outros para que estes também possam chegar à comunhão com Ele (papel de líder, conselheiro ou pastor).

Conclusão
Estudando esta primeira parte de 1 João (de 1:1 a 2:14) vemos que a vida cristã é um processo em que Jesus se revelou para que pudéssemos ter comunhão com ele, com Deus e uns com os outros. Para isto temos que andar na luz de um viver santo de acordo com a Palavra. Quando pecamos podemos estar seguro de que Jesus que morreu em nosso lugar, nos livrando da ira de Deus e nos tornando inocentes, quer que tenhamos um conhecimento prático dele que vem da experiência pessoal com Jesus e nos leva a praticar o mandamento do amar um ao outro. Aos poucos podemos ver em qual nível de maturidade espiritual estamos.

No comments: