Resultado da Unidade (verso 3b): “Ali, ordena o Senhor a sua bênção e a vida para sempre”.
Além de todos estes efeitos e seus diferentes aspectos, cabe ainda ressaltar que existe uma benção especial que é ordenada somente onde existe a unidade. A unidade deixa de ser um conceito, uma nomenclatura, mesmo uma atitude, para se tornar em um ambiente, uma atmosfera, um local de habitação constante. E é neste local que Deus ordena a benção. A palavra não especifica qual é esta benção, mas parece que este substantivo é inclusivo de todas as bênçãos. Se quisermos ver uma lista completa das bênçãos temos que voltar a Dt. 28:1-14. Tu serás abençoado na cidade e no campo, os teus filhos serão abençoados, o seu trabalho será abençoado, aonde fores será abençoado, os inimigos fugirão de ti, serás próspero, terás autoridade.
E ainda acrescenta que neste ambiente é onde a vida é ordenada, significando um avivar, um reavivar, um renovar, uma manutenção da vida, todos estes sendo significados incluídos da palavra vida no seu original hebraico. Esta vida se transforma na vida em abundância que recebemos na nossa unidade espiritual confessada em Jesus (Jo. 10:10).
Conclusão:
A unidade é um desejo de Jesus para nós os seus discípulos. Foi a oração dele ao Pai (Jo. 17:20-23). Por que? Porque através da nossa unidade o mundo vai crer que Jesus foi enviado por Deus para a redenção do homem (v. 21); experimentaremos uma glória que é transmitida por Jesus constantemente para que alcancemos mais e mais da unidade (v.22); seremos aperfeiçoados (v.23); o mundo conhecerá o amor do Pai por nós e por Jesus (v.23).
E também deve ser o objetivo do cristão para o amadurecimento, como relata Efésios 4:11-16, em que a razão de Jesus conceder dons ministeriais à igreja (v. 11), é para o aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do seu serviço e para a edificação do corpo de Cristo (v.12), para que possamos chegar à unidade da fé com o conhecimento do filho de Deus, alcançando a estatura de varão perfeito de Cristo (v.13), sem sermos enganados por tudo que é doutrina estranha e pelas artimanhas do homem (v. 14). Assim sendo, nós, a Igreja, seremos um corpo bem ajustado e estruturado, e efetuaremos o nosso próprio aumento para sermos completamente edificados em amor (v.16), sempre seguindo a verdade em amor para podemos crescer em Jesus, que é a cabeça (v.15). Ou seja, os efeitos pacificador, santificador e multiplicador sempre estão presentes quando o assunto se trata de unidade.
Finalmente, a unidade não é algo para ser buscado apenas na igreja, mas deve ser buscada na igreja do nosso coração, na igreja do nosso lar, na nossa igreja local, entre as igrejas de nossa denominação, entre as denominações, e por último, mas não menos importante, através do nosso esforço em alcançarmos os perdidos através da Evangelização e Missões e de nosso relacionamento desinteressado com o mundo perdido. Por meio disto veremos os efeitos e resultados sendo alcançados a níveis individuais e corporativos.
No comments:
Post a Comment