Wednesday, November 17, 2010

Os Efeitos da Unidade (Parte 3 de 5)

II. Efeito Santificador (verso 2): “É como o óleo precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Arão, e desce para a gola de suas vestes.”

O aspecto que queremos destacar aqui é que a Unidade é Santa e torna a igreja santa. A analogia que é feita neste verso é referente ao óleo da consagração. Este óleo era feito segundo as prescrições de Deus para consagrar o Tabernáculo e seus utensílios, bem como os sacerdotes. Fora estas coisas, ninguém podia fazer uso pessoal dele.O resultado era que tudo o que o óleo tocava se tornava santo (Ex. 30:23-33). Portanto, quando a unidade vem sobre a igreja, ela toca a igreja, tudo o que a igreja possui, bem como os seus líderes e membros, e os santifica.

A unidade traz uma separação (santificação) para o ministrar ou ministério. Não existe ministério à parte da Igreja. A ministração feita por “irmãos” sem vínculo algum com uma igreja não possui unção. Não é santificada. Arão só pôde começar a ministrar como Sumo-sacerdote, e seus filhos como sacerdotes, quando eles foram ungidos com o óleo da unção (Lv. 8). Não existem “cavaleiros solitários” no Reino de Deus, existe apenas um “exército” santo, liderado por líderes santificados, consagrados, ungidos, que vivem e desfrutam de um ambiente de unidade.

E o efeito santificador tem uma ação difusiva (propagadora). O óleo vai da cabeça escorrendo para o resto do corpo. Ou seja, a unidade faz com que a unção se propague. É de uns poucos para o todo. É do líder para os liderados (aqui abrangendo uma perspectiva pessoal). E este efeito difusivo, propagador possui três esferas. É de Deus para os santos; é dos santos para os santos; e é dos santos para os pecadores (numa ação evangelística). Portanto, a unidade não é estática, mas está em contínuo movimento de propagação.

No comments: