Wednesday, April 2, 2014

Semana 5 – Devocional 3 - Jesus Ensina Sobre a Oração – Deus Provedor e Perdoador

02/04/2014 - Quarta-feira – Leia Mateus 6:11,12



1 – A primera parte da oração era para a adoração de Deus, reconhecendo quem Ele é, o que Ele pode fazer e o que Ele quer fazer. Agora entramos na parte das petições.  Deus é supridor e ele supre cada uma das nossas necessidades. Mas você pode notar que a oração é pelo pão de cada dia, não por uma quantidade exorbitante como a Teologia da Prosperidade prega. Na verdade, prosperidade significa ter o suficiente para viver a vida diariamente e não o acúmulo de bens ou dinheiro. Esta figura do pão de cada dia vem do maná que Deus dava ao povo diariamente. Leia Êxodo 16:3-31. Por que o povo tinha que recolher diariamente a porção necessária para aquele dia? Quando reclamamos que não temos algo, na verdade estamos reclamando de quem? É na nossa atitude nas necessidades do dia-a-dia que podemos ver se somos fiéis a Deus.



2 – Através do perdão Deus restaura o que está perdido, Ele repara o que está quebrado e restabelece Sua vida em nós. Perdão é o plano à prova de falhas que Deus implementou para que o nosso relacionamento com Ele permanecesse em constante conserto em vez de precisando de um constante conserto. Perdão é a obra miraculosa de Deus para nos salvar das consequências do pecado. Ele nos tira do lugar errado em que nós acabamos chegando como resultado do pecado para o lugar certo para o qual Deus nos convidou. A maravilhosa mensagem do Evangelho é que quando nós recebemos o perdão de Deus através do sacrifício de Seu filho na cruz nós temos perdão instantâneamente para todos os nossos pecados, independente de quando eles entram em nossa vida – passado, presente e futuro. Leia Hebreus 8:12 e 1 João 1:9. Deus diz que vai se lembrar do que em relação aos nossos pecados? Se nós confessamos os nossos pecados, quanto dos nossos pecados Deus vai limpar?



3 – Perdão é uma escolha de como se comportar em relação a alguém que te ofendeu. Não é uma escolha de como você se sentirá como resultado do que foi feito. Perdão não é um sentimento e não está vinculado aos seus sentimentos. É uma decisão sobre o que você quer que aconteça com aquele (a) que te machucou. Você quer que eles paguem uma pena – na mesma magnitude da sua dor – ou você os libera das consequências que eles justamente merecem? Algumas vezes a melhor maneira de entender o significado de um termo espiritual é vê-lo usado em um contexto não religioso, e então transferir a figura de volta ao nosso vocabulário espiritual. Pegue a palavra aphiemi, perdão (deixando ou descartando algo, soltando). Esta mesma palavra, sublinhada, é usado nos versos abaixo. Leia cada verso e tente o exercício. Então explique em suas palavras o que cada verso diz sobre o que significa perdoar as dívidas dos outros. a)- “No mesmo instante eles deixaram as suas redes e o seguiram.” (Marcos 1:18). b)- ““Deixem-na em paz”, disse Jesus. “Por que a estão pertubando? Ela praticou uma boa ação para comigo””. (Marcos 14:6). c)- “Estando ele em pé junto dela, inclinou-se e repreendeu a febre, que a deixou. Ela se levantou imediatamente e passou a servi-los”. (Lucas 4:18). d)- “O morto saiu, com as mão e os pés envolvidos em faixas de linho e o rosto envolto num pano. Disse-lhes Jesus: “Tirem as faixas dele e deixem-no ir”. (João 11:44). e)- “E, se uma mulher tem um marido descrente, e ele se dispõe a viver com ela, não se divorcie dele”. (1 Coríntios 7:13).


No comments: