4a-feira (16/04/2014) - Leia Atos 11:19-26
A morte de Estevão causou perseguição. Qual foi o resultado? O que aconteceu quando os cipriotas e cireneus chegaram a Antioquia? A igreja em Jerusalém enviou quem a Antioquia? O que ele fez lá? Quem ele procurou para ajudá-lo? O que eles fizeram juntos?
Com a morte de Estevão, os discípulos foram perseguidos e eles foram espalhados por todos os lugares. A princípio isto parece ter sido algo ruim, mas Deus utilizou esta situação para fazer com que o Evangelho fosse levado para outras terras e povos. Às vezes somos confrontados com situações ruins, e nossa reação é orar pedindo a Deus para acabar com o problema, mas nem nos ocorre que talvez Deus esteja trabalhando, usando aquela situação para nos ensinar algo ou que a benção virá como conseqüência desta situação. Em meio aos problemas deveríamos orar, “Senhor, o que o Senhor quer me ensinar?” A perseguição fez com que o Evangelho chegasse a Antioquia.
Os cipriotas e cireneus pregaram o Evangelho aos gregos e muitos creram porque a mão do Senhor estava sobre os evangelistas. Muitas vezes oramos para que a mão do Senhor esteja sobre nós, e esperamos, não tomando nenhuma ação. Mas o texto nos fala que eles pregaram e a mão (a graça, a unção) do Senhor estava sobre eles. E como resultado muitos creram e se converteram. Não espere, aja, e a mão do Senhor vai estar com você. Por causa disto Barnabé foi enviado para checar estes eventos e quando chegou ali ele viu o mover de Deus e passou a fazer o que ele fazia melhor. Passou a encorajar as pessoas e mais e mais pessoas iam sendo acrescentadas à fé.
Tal foi o tamanho da tarefa que ele precisava de ajuda e ele se lembrou de Saulo. Foi atrás dele e o trouxe para ajudá-lo a ensinar e treinar os novos convertidos. Pessoas estão se convertendo? Encoraje-as. Ande com elas. Ensine-as. Precisa de ajuda? Busque por pessoas qualificadas ou com potencial, treine-as, e coloque-as a praticar o que elas vão aprendendo. Saulo era um novo convertido. Alguns anos antes ele tivera a experiência de conversão, foi perseguido, passou algum tempo escondido em sua terra natal, mas Barnabé viu o potencial. Investiu nele, gastou tempo com ele e o pôs para trabalhar. Seja um encorajador, ensine através do exemplo, e crie oportunidades para as pessoas crescerem.
No comments:
Post a Comment