Friday, April 18, 2014

Semana 7 – Devocional 5 – Trabalhando em Equipe – Falhas, Conflitos e Reavaliando Potenciais

6a-feira (18/04/2014) - Leia Atos 15:36-41

Qual era o plano de Paulo e Barnabé? Por que Paulo e Barnabé se desentenderam? Qual foi o resultado do desentendimento deles?

Após terem sido separados pelo Espírito Santo, enviados pela igreja de Antioquia, Paulo e Barnabé partiram (At. 13:3,4). Juntos com ele foi João Marcos, primo de Barnabé (Colossenses 4:10), mas no início da viagem Marcos os abandonou, sem explicações (At. 13:13). Paulo não ficou muito feliz com isto. E quando ele e Barnabé planejavam uma segunda viagem para encorajar as igrejas que eles haviam implantado houve um desentendimento entre eles porque Barnabé queria levar Marcos junto, mas Paulo, devido à experiência anterior, não queria. O desentendimento foi tão grave que eles acabaram por se separar. Barnabé foi com Marcos para Chipre e Paulo escolheu Silas para acompanhá-lo para encorajar as igrejas estabelecidas pela Síria e Cicília.

Mas não pense que o relacionamento de Paulo com Marcos ficou quebrado por causa disto. Não, mais tarde no ministério de Paulo, Marcos se tornou um companheiro de ministério. Em 2 Timóteo 4:11 Paulo pede a Timóteo para trazer Marcos com ele, pois Marcos lhe era muito útil para o ministério. Creio que, mesmo com o desentendimento com Barnabé, Paulo aprendeu a ver o potencial e a criar oportunidades para as pessoas, mesmo aquelas que antes pareciam não ser úteis. Outra coisa boa que surgiu do desentendimento de Paulo e Barnabé é que agora em vez de uma equipe missionária nós temos duas. E vemos que mesmo depois do desentendimento eles saíram a fortalecer as igrejas. Portanto, pessoas podem falhar com você, mas olhe para o potencial que existe nelas, pois elas ainda podem ser úteis. Conflitos podem existir dentro do ministério, mas não deixe o conflito impedi-lo de fazer a obra de Deus. Se é preciso perdoar, perdoe. Se é preciso que haja restituição, restitua, mas continue a fortalecer a igreja.


No comments: