Tuesday, April 15, 2014

Semana 7 – Devocional 2 – Trabalhando em Equipe – Agindo em Compaixão

3a-feira (15/04/2014) - Leia Atos 9:26-28

Por que os discípulos estavam com medo de Saulo e não queriam se reunir com ele? O que fez com que eles mudassem de idéia? O que Saulo fez depois disto?

Você lembra-se do Saulo? Foi aos pés dele que as testemunhas colocaram suas vestes quando eles foram apedrejar Estevão. Saulo perseguia os cristãos. Ele havia pedido cartas junto ao sumo sacerdote para poder ir até Damasco prender os cristãos que encontrasse ali (Atos 7:58; 9:1-2). Mas no caminho para Damasco Saulo teve um encontro com Jesus e se converteu (Atos 9:3-22). Ele passou a pregar o Evangelho e logo ele também estava sendo perseguido por causa de sua fé. Ele teve que fugir de Damasco, porque queriam matá-lo ali (Atos 9:23-25) e então foi para Jerusalém, para se reunir com os outros discípulos. Mas quando ele chegou ali os discípulos não queriam se reunir com ele, pois estavam com medo dele pensando que ele ainda os perseguia, portanto não quiseram confiar nele. E neste momento Barnabé se arrisca, conversa com Saulo, ouve a história de como ele teve um encontro com Jesus e como passou a pregar o Evangelho em Damasco e vai até os discípulos, agindo como um intermediário, contando tudo o que ele sabia sobre Saulo e, principalmente como ele havia dado um voto de confiança a Saulo e como os discípulos deviam fazer o mesmo. Como resultado Saulo foi aceito no meio dos discípulos por causa da influência de Barnabé, e passou a pregar em Jerusalém, como fazia em Damasco.

Você vê? Muitas vezes nós vamos encontrar pessoas que erraram, que falharam, que talvez ainda estejam errando e pecando. Qual é o nosso papel como igreja? Demonstrar a graça do Senhor a estas pessoas e aceitá-las em nosso meio, mesmo sabendo que elas podem falhar novamente. Não é fácil, mas o Senhor Jesus nos ensina a correr atrás da ovelha perdida e tratá-la para que ela possa fazer parte do rebanho. Liste pelo menos uma pessoa que você sabe que está vivendo uma situação complicada, talvez até mesmo em pecado, e para quem você possa demonstrar graça durante esta semana através da consolação e/ou encorajamento.


No comments: