Tuesday, March 4, 2014

Devocional 2 - A Fé da Mulher Siro-Fenícia - O Descaso de Deus

04/03/2014 - 3ª-feira – Mateus 15:23-26; Marcos 7:26 

# Qual foi a primeira reação de Jesus ao pedido de socorro da mulher ? 

# O que a mulher fez então?

# O que os discípulos pediram a Jesus?

# O que Jesus respondeu a eles?

Qual era a nacionalidade daquela mulher?




 
 
 






                                                                                            

Jesus criou uma situação constrangedora. Ele desprezou a mulher. A situação ficou tão ruim que os discípulos tentaram amenizar a situação. Mas a resposta de Jesus é pior ainda. Ele age com discriminação. Ele se recusa a ajudá-la por ela ser de outra nacionalidade. Ele a inferioriza em relação ao povo de Israel. Como você se sentiria se você fosse orar e Jesus respondesse: “Agora só estou atendendo as orações dos Chineses. Não atendo brasileiros, africanos, indonésios ou macaenses.”
Jesus estava provocando o orgulho da mulher que era o que precisava ser vencido. Marcos nos diz que aquela mulher era grega, de origem siro-fenícia. A sua nacionalidade tinha fortes ligações com estruturas de orgulho. Os gregos eram a elite cultural daquela época. Muito culta, talvez rica, bem posicionada na sociedade, mas com um problema demoníaco. A cidadania grega era símbolo de orgulho intelectual, cultural e espiritual. Mesmo hoje a Grécia é tida como “o berço da civilização”. Todo o conceito de superioridade e moda, o padrão de beleza, fora ditado pela filosofia grega.


Aquela mulher era grega em cultura e língua. Jesus queria tocar neste ponto, pois era ali que a base de orgulho e superioridade que deu início ao seu problema estava alojada. Todo preconceito revela uma idolatria em relação à nossa reputação. Jesus estava tratando o complexo de superioridade que os gregos tinham em relação ao resto do mundo.

 Quais são as coisas que reforçam a estrutura de orgulho em sua vida? A sua nacionalidade? Suas finanças? Sua posição social? Sua linhagem familiar? Sua denominação? Seus diplomas? Ore pedindo que o Senhor te revele onde o orgulho tem encontrado pontos de moradia e peça que ele quebre isto da sua vida.

No comments: