Monday, March 24, 2014

Semana 4 – Devocional 1 - Jesus Ensina Sobre a Salvação – Revelações Espirituais x Entendimento Racional

24/03/2014 - Segunda-feira – Leia João 3:1-4; Efésios 2:2,3; Romanos 8:15 -

1-    Quem era Nicodemos? Qual era a atitude comum dos fariseus em relação a Jesus? Quando Nicodemos foi falar com Jesus? Por que você acha que ele foi falar com Jesus neste horário? Como ele se dirigiu a Jesus? O que significa este título?

2-    Qual foi a afirmação que Nicodemos fez em relação a Jesus? Como ele sabia que Jesus vinha da parte de Deus? Quando as pessoas olham para você elas sabem que Deus está com você? Como? Nicodemos estava fazendo referência apenas a sinais exteriores (sinais milagrosos). Que outros sinais podem mostrar que Deus está conosco?

3-    Qual foi a resposta de Jesus? O que significa “ver o Reino de Deus”? Qual é o requisito para entrar no Reino de Deus? O que você acha que significa “nascer de novo”? O que Efésios 2 diz sobre a nossa filiação passada? Como nossa condição se altera com o novo nascimento (Romanos 8:15)?

4-  Qual foi a resposta de Nicodemos à declaração de Jesus? Jesus falou uma verdade espiritual, mas Nicodemos interpretou como uma realidade natural. Como tem sido a sua resposta ou reação às revelações espirituais que Jesus tem te dado? Você tem usado o seu racional e pensado nas suas necessidades (família, finanças, saúde, trabalho, carreira, intelecto, etc) e consequências imediatas? Ou tem usado estas verdades para analizar e avaliar o seu caráter, atitudes, defeitos, fraquezas, áreas que ainda não foram para a cruz, as áreas em que você ainda está no controle? Que tal tirar um tempo agora para orar e pedir ao Espírito Santo para trazer à luz o que está em trevas (consciente e inconsciente) e o que está no controle do Eu?

Notas:
1)- Rabi – (gr. rhabbi) – o grande, meu honorável senhor; um título usado pelos judeus para se dirigirem aos seus professores / mestres (e também honrá-los quando não estiverem se dirigindo a eles).

No comments: