Thursday, March 20, 2014

Semana 3 – Devocional 4 - Jesus é Batizado – Jesus Precisava Ser Batizado?

20/03/2014 - Quinta-feiraLeia Mateus 3:13-15; Marcos 1:9; Lucas 3:21

1- Jesus saiu da Galiléia e foi ao Jordão para ser batizado por João. Por que João se recusava a batizá-lo? O que João queria que Jesus fizesse? Batizá-lo com que batismo?

2- Como, você acha, que João sabia que Jesus era Aquele que batizaria com o Espírito Santo e com fogo (o Messias)? Quem lhe deu esta revelação?

3- Como nós vimos no início da semana, o batismo de João era um batismo de arrependimento para a remissão (perdão) dos pecados. Jesus tinha pecados? Só alguém sem pecado poderia ser um substituto ideal para a nossa morte e para o perdão dos nossos pecados. Então, por que Jesus foi buscar o batismo de João?

4- João além de esperar ser batizado por Jesus, se recusava a batizá-lo por seu batismo ser de arrependimento de pecados. Uma vez que Jesus não tinha pecados ele não tinha necessidade de ser batizado. Qual foi a resposta de Jesus? O que significa cumprir toda a justiça?

Nota:
1- Justiça neste texto de Mateus pode denotar duas coisas. A)- A Vontade de Deus; B)- a Lei. Jesus sempre seguiu todos os requisitos da Lei, para desta formar cumprir toda a Lei e com isto não ser achado em falta (por exemplo a circuncisão). Jesus também sempre obedeceu a toda a vontade do Pai.
2- Uma outra razão para o batismo de Jesus poderia ser o de um ato profético, uma vez que no batismo o ato de submergir na água representa a morte e o ato de sair da água representa a ressurreição (Romanos 6:3,4; Colossenses 2:12). Com isto ele já estava profetizando a sua morte e ressurreição futura.

3- Também Jesus nos dá o exemplo, uma vez que mais tarde ele e os discípulos estariam realizando o batismo nas águas (João 4:1,2) e antes de subir aos céus ele deixa mandamentos que incluem o batismo (Mateus 28:18-20; Marcos 16:15,16)

No comments: