Monday, March 17, 2014

Semana 3 – Devocional 1 - Jesus é Batizado – Batismo de Arrependimento

17/03/2014 - Segunda-feiraLeia Mateus 3:1,2,5-8; Marcos 1: 4,5

1-    Qual era a mensagem pregada por João Batista de acordo com Mateus 3? Qual era a relação entre o arrependimento e a chegada do reino dos céus? É possível entrar no reino dos céus sem arrependimento? Arrepender do que?

2-    Segundo Marcos 1:4 João Batista estava pregando batismo de arrependimento. O que significa a palavra “arrependimento” para você? Qual era a importância do batismo de arrependimento? Você sabe o que significa a palavra “remissão”?

3-    De onde vinham as pessoas que queriam ser batizadas por João? O que era necessário fazer antes de ser batizado? O que você entende por batismo? Como é feito o batismo? Entendendo o que é arrependimento, pecado, confissão e remissão de pecados, você acha que bebês e crianças pequenas podem ser batizados? Por que?

4-    Os fariseus e saduceus eram membros de partidos religiosos daquela época que eram muito rigorosos na observância à lei de Moisés e outros ritos e tradições incorporados à Lei e que colocavam grande peso sobre o povo na maneira como eles deveriam servir a Deus com suas interpretações legalista da Lei. Qual foi a crítica feita a eles por João? Sendo tão religiosos, por que você acha que eles estavam vindo para serem batizados? É possível ser religioso sem arrependimento? O que são os frutos dignos de arrependimento? Você tem mostrado na sua vida ações que demonstram que você já passou pelo processo de arrependimento, remissão e salvação?

Notas:
1)- Arrependimento – (gr. metanoeo) – pensar diferente, reconsiderar; mudar a maneira de pensar.

2)- Remissão – (gr. aphesis) – libertação do cativeiro ou prisão; perdão de pecados (fazendo com que eles desapareçam como se nunca tivessem sido cometidos), liberação de uma pena.


3)- Batismo – (gr. baptisma) – imerssão, submersão; (de João) um rito de purificação pelo qual os homens ao confessar os seus pecados eram levados a uma reforma espiritual, obtendo o perdão dos seus pecados passados e se tornando qualificado para os benefícios do Reino do Messias que em breve será estabelecido; (cristão) um rito de imerssão na água, como foi ordenado por Jesus, através do qual a pessoa após confessar os pecados e declarar a sua fé em Cristo, tendo nascido de novo pelo Espírito Santo para uma nova vida, se identifica agora com a comunhão de Cristo e a igreja.

No comments: